A verdade liberta Energias Saúde, terapias, banhos e mais...

Aprender a viver no fluxo da vida consciente.

NOVONAM3829_HDR
Fabio Evandro
Postado por Fabio Evandro

Nos dias normais de nossa vida, trabalhamos, educamos nossos filhos, nos divertimos um pouco, construímos e mantemos conexões com os outros, ou seja, vivemos uma vida normal. A questão é, se estamos conscientes durante o desenrolar de todas estas coisas, ou simplesmente realizamos estas atividades de forma mecânica e automatica.

Qual é a evidência que você não está consciente? Primeiro, que você não está presente. Estar presente significa que você está totalmente alerta, atento e consciente no momento presente. Faça o que fizer, você faz isso plenamente consciente, você concentra toda sua atenção em alguma atividade particular. Você se sente livre para declarar que está presente em cada momento da sua vida ?

Nos descuidamos na maioria das vezes, como um grande segmento da nossa atenção é obrigado a lidar com eventos de nossos pensamentos, eventos do passado e planos para o futuro e com nós mesmos, o tempo psicológico desloca o momento do presente, ou a ele subordina passado ou futuro.

Realizamos a esmagadora maioria das nossas atividades diárias de forma mecânica. Nossa atenção somente se torna mais intensa quando conhecemos alguém  ou lidamos com algo que achamos interessante ou útil de alguma forma, ou o contrário, uma pessoa ou coisa pode nos trazer algum dissabor.

Se você está consciente, apenas o aqui e agora existem para você. Este estado de consciência é muitas vezes caracterizado por profundo silêncio e tranquilidade.

Como podemos acessar este estado de consciência? Bom, em nossa vida já vivemos esse estado de espírito mais de uma vez.

Sobre o véu cinzento da consciência ordinária, existem lacunas de vez em quando, e a luz da Consciência brilha através dessas lacunas. As lacunas são pequenas demais para você passar, mas têm uma visão para a realidade por trás da parede. Tais momentos são raros na vida de um homem, mas eles ainda estão lá para todos aqueles que prestarem atenção. Os brinquedos de sua vida diária, no entanto, ocupam toda a sua atenção, tanto que você nem percebe a oportunidade que se abre, sua atenção vai para longe do milagre.

Quando  mergulhamos na consciência comum, a atenção continua vagando do passado para o futuro. Os momentos de insight, estarão disponíveis no presente, se deixarmos para trás o tempo psicológico, as memórias do passado e as expectativas do futuro, e formos capazes de concentrarmos nossa atenção para o milagre que se desenrola na frente de nossos olhos no presente.

Existem situações em nossa vida que acessamos o exato momento presente. Uma bela paisagem, um lindo pôr do sol, uma bela peça de arte, um ritmo de uma música que nos encantou. Uma sensação de estar apenas perdido no silêncio de um momento de paz.

 

A característica mais comum nesses momentos é que a mente para de funcionar, o fluxo imprudente de pensamentos está suspenso. O ego desaparece, a narração da história pessoal para. Apenas a magia do momento, o brilho misterioso da consciência permanece.

Porque é que este momento é tão encantador, qual é o seu segredo?  O segredo é que quando os pensamentos desaparecem, o mesmo acontece com os seus problemas e conflitos, e você quase esquece todos os seus sofrimentos. Você praticamente sai do período de tempo psicológico, você para de refletir sobre o sofrimento passado e não faz planos para o futuro.

Você está consciente, só existe o momento presente para você. Sua alma é permeada pela tranquilidade da consciência e a alegria da existência.  O mundo está vivo, pulsando em torno de você, e você está espantado ao perceber, como é maravilhoso estar vivo. Você acredita que só está vivo agora. 

Você submete-se a este momento, sentado em sua poltrona favorita ou deitado na praia, ouvindo os ruídos do ambiente, aproveitando o resto, o sol e o ar fresco.

O passado e o futuro estão longe de você, apenas lhe interessa o momento. Como se uma cortina pesada tivesse sido retirada da frente de seu olhos; agora tudo está mais vivo e brilhante ao seu redor. Você sente que está vivo, e é bom estar vivo. O milagre preenche quase completamente a sua alma. Por que não podia ficar assim para sempre?

Infelizmente, esses momentos não duram muito tempo, porque a mente começa a trabalhar, e em breve, começa a controlar o momento, categorizando-o e dando-lhe um nome.  “Ah, sim, o quão bonito é este por do sol”  e os pensamentos surgem novamente: “Isso me lembra do verão passado, quando …”.

Sua atenção alerta, então, afasta-o do milagre de volta à mente, e sua identidade comum é reconstruída em uma questão de poucos segundos. Você retorna ao tempo psicológico e, embutido nele, você enfrenta os seus problemas e sofrimentos novamente. A memória dos momentos de magia é apenas uma impressão passageira, e sentimos inconscientemente de que alguma coisa milagrosa aconteceu conosco, mas infelizmente, perdemos a chance e voltamos à mente. Na verdade, você perdeu a chance de entrar pela abertura do portão no momento mágico e encontrar o seu verdadeiro Eu lá.

Você pode fazer algo a fim de não deixar que isso aconteça mais?  O que é capaz de colocar um fim a esse círculo vicioso?

Você só é capaz de escapar, se proceder além da mente, se você cancelar a sua identificação inconsciente com ela, para que possa sair do círculo vicioso. Nesse caso, você é capaz de observar as funções da mente e perceber que você não ressoa completamente de forma idêntica com ela e suas funções.

Se você é capaz de deixar para trás todos os cenários de sua identidade construída pela sua mente, pode ocorrer que esta consciência é realmente você. Você é o espaço puro da Consciência, a existência, que é o seu verdadeiro Eu.

Seu Eu real está além de qualquer pensamento, que cada programa social incutiu em você. Este milagre não pode ser descrito por pensamentos, só é possível experimentá-lo diretamente.

Mas nem mesmo a palavra “experimentar” expressa a essência do processo muito bem, como experimentando é apenas um pensamento também. Esta é a experiência do despertar da consciência, e as palavras só são capazes de apontar para ela com os dedos, mas são incapazes de expressar a sua essência.


O milagre pode talvez ser melhor descrita em palavras da seguinte maneira:  Você vai estar se unindo com a Consciência vivendo em você, e você vai reconhecer as formas e formas que aparecem no espaço da Consciência como parte da Singularidade.


Via: Zen Gardner

Tradução : Fábio Evandro

Seu comentário é muito importante para nós, participe e deixe sua mensagem.

Seu comentário é muito importante para o Blog.

Deixe um comentário