Saúde, terapias, banhos e mais...

O GIRASSOL, SAÚDE E MAGIA.

girassóis
Dhy Stellar
Postado por Dhy Stellar

 

Ninguém costuma dar muita importância para semente de girassol, mas você sabe o que essa sementinha pode contribuir para sua saúde?
A semente de girassol é super nutritiva. Contém gorduras boas e essenciais, vitaminas, minerais, proteínas e fibras.
Sementes de girassol vem do grande centro rodada do girassol, que se transforma ao longo do dia para seguir o curso do sol. O Girassol começou a ser usado mais de 5.000 anos pelos nativos americanos, os espanhóis trouxeram-nas de volta para a Espanha, e logo foram introduzidos para os países europeus vizinhos. Hoje, os maiores produtores de sementes de girassol são a Federação Russa, Peru, Argentina, Espanha, França e China.
Benefícios cardiovasculares:
Os girassóis são uma excepcional fonte de Vitamina E, que desempenha um papel muito importante na prevenção de doenças cardiovasculares. A vitamina E é um anti-oxidante que ajuda a manter os radicais livres de oxidação do colesterol. quando é oxidado colesterol, é capaz de furar a parede dos vasos sanguíneos e causar aterosclerose, que pode levar ao bloquei das artérias, que causa o ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Você pode obter mais de 90% do valor diário de vitamina E em apenas um quarto de xícara de sementes de girassol.
Anti-inflamatórios:
As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, antioxidante solúvel em gordura do corpo principal. A Vitamina E viaja por todo o corpo e neutraliza os radicais livres que prejudicariam as estruturas e as moléculas que contêm gorduras, tais como membranas de células, as células do cérebro, e colesterol. Ao proteger esses componentes celulares e moleculares, a vitamina E tem efeitos anti-inflamatórios significativos que resultam na redução de sintomas de asma, osteoartrite e artrite reumatóide, doenças onde os radicais livres e inflamação desempenham um grande papel.
Prevenção do Câncer:
Sementes de girassol são uma boa fonte de Selênio. Estudos sugerem uma forte correlação entre a baixa ingestão de selênio e a incidência de câncer. O Selênio tem sido mostrado para induzir o reparo do DNA e a síntese em células danificadas, para inibir a proliferação de células cancerosas, e para induzir a sua apoptose, o mecanismo de auto-destruição que o corpo usa para se livrar das células desgastadas ou anormais. Além disso, o selénio é incorporado no sítio ativo de muitas proteínas, incluindo a glutationa peroxidase, que é particularmente importante para a protecção contra o cancer. Um dos mais fortes enzimas antioxidantes do organismo,é a glutationa peroxidase, é usado pelo fígado para desintoxicar um grande número de moléculas nocivas. Quando os níveis de glutationa peroxidase são baixos, essas moléculas tóxicas causa estragos em todas as células que entram em contato, danificando seu DNA e levando o desenvolvimento de células cancerosas. Um quarto de xícara oferece mais de 30% do valor diário de selênio. A vitamina E também foi mostrado para reduzir o risco de câncer de cólon, câncer de bexiga e câncer de próstata.
Saúde Óssea:
As Sementes de girassol são particularmente ricas em Magnésio. É um fato bem conhecido que o Cálcio é necessário para ossos fortes, mas o magnésio é também. A maior parte do magnésio no corpo humano é, em nossos ossos. Alguns dos que ajuda a dar aos ossos sua estrutura física, e o resto é localizado na superfície do osso que é armazenada no corpo para usar uma vez que necessita. Cobre encontrados em sementes de girassol é vital para a função das enzimas envolvidas na articulações com o uso do colágeno e elastina, proporcionando resistência e flexibilidade nos ossos e articulações. A vitamina E também tem propriedades anti-inflamatórias, eficazes na redução dos sintomas da artrite.
 
Saúde do Sistema Nervoso:
E também Bom para os nervos, impedindo que o cálcio de apressar-se em células nervosas e ativá-los,oMagnésio mantém nossos nervos relaxados e, assim, os nossos vasos sanguíneos e os músculos também. Muito pouco magnésio significa demasiado, assim o cálcio pode ganhar entrada para a célula nervosa, fazendo-a enviar mensagens demais, e levando a muito contração.
O Magnésio insuficiente leva ao aumento da pressão arterial, tensão muscular, dores de cabeça “enxaqueca”, dor e fadiga. Não é surpreendente que os estudos têm demonstrado que o magnésio ajuda a diminuir a freqüência das crises de enxaqueca, reduz a pressão arterial e ajuda a prevenir ataques cardíacos. Sementes de girassol também contêm triptofano, um aminoácido que ajuda a produzir a serotonina, um neurotransmissor importante. A serotonina alivia a tensão, acalma o cérebro e promove o relaxamento.
Proteção da pele:
Vitamina E tem sido, por vezes descrito como o “pára-raios” da célula, permitindo que moléculas reativas dê greve as célula, como um relâmpago, sem causar danos. Esta função de vitamina E é particularmente evidente no caso da pele, uma vez que a vitamina E protege diretamente a pele contra a radiação ultravioleta. Em diversos estudos, a vitamina E aplicado topicamente foi mostrado para prevenir os danos Ultra Violeta. Uma dieta que contenha alimentos ricos em vitamina E promove este mesmo efeito protetor.
Benefícios para a Saúde
● Anti-inflamatório
● Benefícios Cardiovasculares
● Colesterol
● Promove a Desintoxicação Celular
● Proteção contra Câncer

Como consumir sementes de girassol

As sementes de girassol podem ser consumidas misturadas em salada de alface ou salada de frutas, em vitaminas, batidas em sucos ou integradas às massas. Além disso, são encontradas com casca ou sem casca, cruas ou assadas com ou sem sal e podem se comprar sementes de girassol em supermercados ou lojas de produtos naturais.
Está à procura de um petisco saudável? Desfrute de uma mão cheia de sementes de girassol com o seu suave sabor a noz e a sua textura firme mas tenra para diminuir a fome e prosperar em nutrição ao mesmo tempo.

Informação nutricional da semente de girassol

Componentes Quantidade por 100 g da semente de girassol
Energia 475 calorias
Proteínas 16,96 g
Gorduras 25,88 g
Carboidratos 51,31 g
Fibra alimentar 7,84 g

Vitamina E – Benefícios a nível cardiovascular

As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E que é um poderoso antioxidante.
A vitamina E viaja por todo o corpo neutralizando os radicais livres, protegendo o organismo contra as gorduras “más”, promovendo a desintoxicação celular, e ajudando a baixar os níveis de colesterol.
A vitamina E tem um alto poder anti-inflamatório pelo que é também uma importante ajuda no controle da asma, da osteoartrite e da artrite reumatóide.
A vitamina E tem também demonstrado ser de grande ajuda na redução do risco de cancro do cólon, na diminuição das crises dos chamados “calores” da menopausa, tanto em intensidade como na frequência com que essas crises aparecem e é ainda um óptimo preventivo para o aparecimento da diabetes.
Sendo um poderoso antioxidante, a vitamina E desempenha um papel importante na prevenção das doenças cardiovasculares. As chamadas “gorduras boas”, incluindo o “colesterol bom”, são muito susceptíveis a danos causados pelos radicais livres, um processo que ocorre quando expostas ao oxigénio. Ao serem danificadas, tanto aquelas gorduras como o colesterol formam derivados tóxicos que se colam ás paredes dos vasos sanguíneos, iniciando o processo de aterosclerose, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças coronárias.
Na verdade, através de vários estudos feitos, chegou-se á conclusão que as pessoas que apresentam bons níveis de Vitamina E no organismo correm muito menos riscos de sofrerem ataques cardíacos do que as que apresentam baixos níveis de Vitamina E.
Um quarto de xícara de sementes de girassol proporciona 90,5% do valor diário necessário de vitamina E.

Os fitoesteróides nas sementes de girassol

As sementes de girassol são ricas em fitoesteróides; os fitoesteróides são compostos encontrados em plantas, que têm uma estrutura química muito semelhante ao colesterol “bom”, e que, quando presentes na dieta alimentar em quantidades suficientes, podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol “mau” no sangue, a aumentar a resposta imunológica e a diminuir o risco de contrair alguns tipos de cancro.
Os efeitos benéficos dos fitoesteróides – extraídos, por exemplo, da soja e do milho – são tão importantes para a saúde que passaram a ser adicionados a vários alimentos processados para promoverem a redução do colesterol; exemplo disso é, entre outros, a manteiga vegetal. Mas porquê contentar-se, por exemplo, com uma imitação de “manteiga”, quando na Mãe Natureza há nozes e sementes que são uma fonte natural tão rica em fibra e fitoesteróis, em protetores cardiovasculares, em minerais e em gorduras saudáveis?

 O magnésio nas sementes de girassol

O magnésio existente nas sementes de girasssol é óptimo para relaxar os nervos, logo ajuda na descontracção muscular e dos vasos sanguíneos.
As sementes de girassol são uma boa fonte de magnésio.
Numerosos estudos têm vindo a demonstrar que o magnésio ajuda a reduzir as crises de asma, a hipertensão arterial, ajuda a evitar dores de cabeça e enxaquecas e reduz os riscos de ataques cardíacos e de derrames.
O magnésio também é necessário para manter os ossos saudáveis e para a produção de energia. Cerca de dois terços do magnésio existente no corpo humano está nos ossos; uma parte na nossa estruturação física, outra na superfície dos ossos onde fica armazenado para ser utilizado por todo o organismo, conforme for necessário.
Assim, tanto o cálcio como o magnésio dos ossos, ajudam a regular tanto o tônus muscular como o sistema nervoso. Em muitas células nervosas, o magnésio atua como um bloqueador natural dos canais de cálcio, impedindo que o cálcio chegue demasiadamente rápido às células nervosas ativando o nervo; ao bloquear a entrada do cálcio, o magnésio mantém os nervos relaxados, logo descomprimindo a pressão nos vasos sanguíneos e promovendo a descontração dos músculos.
Se a nossa alimentação for pobre em magnésio, no entanto, o cálcio pode entrar livremente nas células nervosas tornando-as super-ativas o que leva ao envio de muitas “mensagens” provocando contracções excessivas. Doses insuficientes de magnésio podem contribuir para hipertensão arterial, espasmos musculares (incluindo os espasmos do músculo do coração, ou os espasmos das vias aéreas – um dos sintomas da asma -), enxaqueca, cãibras musculares, tensão, dor e fadiga.
Um quarto de xícara de sementes de girassol proporciona 31,9% do valor diário necessário de magnésio.

 O Selênio nas sementes de girassol

As sementes de girassol são também ricas em selênio; este mineral, fundamental para uma boa saúde, ajuda a melhorar a desintoxicação do organismo e tem uma acção preventiva a nível cancerígeno.
As sementes de girassol apresentam ainda algumas propriedades anti-cancerígenas. Num estudo efectuado em animais, em laboratório, verificou-se que as sementes de girassol ajudam a proteger o organismo do desenvolvimento de tumores cancerígenos; o teor de selênio no organismo é inversamente proporcional ao aparecimento de câncer, isto é, quanto maior for o teor de selênio, menor é o risco de contrair câncer.
Tem-se verificado que o Selênio ajuda a reparar danos do DNA, o que ajuda a inibir a proliferação das células cancerosas, e a induzir a auto-destruição das células mortas ou doentes.
Além disso, o selênio faz parte do princípo ativo de muitas proteínas, incluindo a glutationa peroxidase, que é particularmente importante para a proteção contra o câncer. Os enzimas antioxidantes juntamente com a glutationa peroxidase são utilizados pelo fígado para desintoxicar uma grande variedade de moléculas tóxicas.
Quando os níveis de glutationa peroxidase são muito baixos, as moléculas tóxicas não são eliminadas e causam danos em toda a estrutura celular com a qual entram em contato, danificando o DNA celular e promovendo o desenvolvimento de células cancerosas.
A sua riqueza em selênio é outra das razões por que as sementes de girassol são um bom alimento.
Um quarto de copo de sementes de girassol fornece 30,6% do valor diário necessário de selênio.
Em Magia:
No livro da Bruxa:
Propriedades mágicas: suas sementes são usadas em magias para: acelerar mudanças(sementes), prosperidade(sementes), proteção(flores e folhas), fertilidade(sementes),energia (flores e folhas), desejos(sementes) e ajudam a alcançar o sucesso.
Nome: Girassol, (Helianthus annuus).
Origem: Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C.. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol. O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.
 Características e Cultivo: Cresce em pleno sol e em qualquer solo argiloso bem drenado. A semeadura deverá ser feita direta, isto é, em canteiros preparados, pois o girassol não tolera bem o transplante.
Necessita de muito sol, solos profundos e férteis assim como de regas regulares no período de crescimento. A melhor época de proceder a esta técnica é no verão.
Melhor implantar maciços e não plantas isoladas para ter um visual mais paisagístico.Cavoucar o solo a uma profundidade de 25 cm, pedras e raízes mortas, destorroando e acrescentando adubo animal.
O espaçamento poderá ser feito de 20 a 30 cm entre linhas e colocando 3 unidades por cova. Regar bem a seguir. As regas deverão ser regulares enquanto a planta cresce. Para os Estados do Sul a época é de setembro a fevereiro e para os demais o ano todo.
Utilizações e propriedades medicinais: Plantar girassóis perto da casa para drenar terrenos muito úmidos. As flores podem ser fervidas e utilizadas como um corante amarelo e se dada como alimento às galinhas, essas irão aumentar a postura de ovos. Cinzas da planta queimada podem ser utilizadas como fertilizante de potássio. As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.
O óleo de girassol contém vitamina F, que é muito benéfico para a pele, bom de usar em produtos caseiros de cuidados com a pele.
Astro: Sol
Elemento: fogo
Sugestões de uso mágico:
– Faça um colar com sementes de girassol para proteção e fertilidade.
– Para obter ajuda durante a concepção, mulheres comem sementes de girassol na lua crescente.
– Plantar girassóis no jardim traz bençãos do Sol
– Dizem que dormir com um girassol debaixo da cama lhe permitirá saber a verdade sobre qualquer questão.
– Coloque as mãos sobre uma pequena tigela de sementes de girassol assadas. Visualize-as abrindo-se com as energias do Sol — proteção, sucesso, triunfo. Em seguida coma-as para trazer estes poderes para dentro de si mesma.
Umbanda:
Vale citar que a Margarida e o Girassol são flores consideradas das Sete Linhas de Umbanda, podendo ser utilizadas em qualquer energia, diante do alto grau de positividade contida nelas. O girassol representa a força positiva do sol transmitindo calor e força.
Xangô e Oxalá são os dois orixás que aceitam o girassol de bom grado em suas festas e oferendas.
Girassol (folhas e flores) – Excelente condensador de fluidos positivos e ajuda a aguçar a intuição. Suas flores também são usadas em banhos de proteção, ânimo, limpeza.
 
Boa sorte!
Jeanne M. Vieira.
Fontes de pesquisa:
http://www.tuasaude.com

http://www.saudedica.com.br
http://belezaesaude.com
http://ventosnovos.blogspot.com.br

Seu comentário é muito importante para o Blog.

Deixe um comentário