Documentários

Saiba mais sobre EQM no canal “Afinal, o que somos nós?”

EQM Experiencia quase morte
Fabio Evandro
Postado por Fabio Evandro

EQM – Experiência quase morte. Você acha que a consciência é produzida pelo cérebro? Ou que independe dele?

 

Nunca a ciência esteve tão preparada para investigar esse assunto como hoje. Desde a invenção dos desfibriladores e do avanço no último século da medicina, aumentou incrivelmente o número de casos de pessoas que passaram por uma Experiência de Quase-Morte, ou EQM, e voltaram com uma história impressionante para nos contar.

Muitas vezes falando de acontecimentos ocorridos em outros locais, em que não estavam, pois nesse momento estavam em coma, ou clinicamente mortos, ou inconscientes, e estes acontecimentos foram inúmeras vezes confirmados por outras pessoas que estavam fisicamente nestes locais.

Como explicar isso? O que é a consciência? Ela pode sair do corpo, expandir? Afinal, o que somos nós?

Em busca das respostas a estas perguntas foi criado, pelo físico Carlos de Moura Ribeiro Mendes, no dia 1º de janeiro de 2017, o canal “AFINAL, O QUE SOMOS NÓS?”.

Esse desejo de Carlos Mendes nasceu de conversas entre ele e o neurologista dr Edson Amâncio, desde o ano de 2013. O próprio dr Edson teve 3 pacientes que tiveram uma EQM, mas de início ele não deu importância ao assunto.

No final de 2013 foi publicada uma matéria na importante revista científica “The Lancet” escrita pelo médico holandês Pim Van Lomel, em que ele fazia um estudo prospectivo de mais de 300 casos de EQM. Isso chamou a atenção do dr Edson Amâncio. Como Carlos, além de físico, trabalhou por muitos anos em uma produtora de filmes, ele tinha o conhecimento técnico necessário para viabilizar a produção de um canal. E sendo físico, não só percebeu a importância histórica do assunto, mas também percebeu que este assunto deveria ser compartilhado imediatamente com todas as pessoas, para que cada um chegasse à sua própria conclusão.

Carlos preferia isso a qualquer caminho acadêmico, que normalmente fica restrito às salas de aula ou às universidades. As EQMs ocorrem da mesma forma não importa a idade, a etnia, o grau de instrução, o gênero, a região geográfica, a inteligência, etc, da pessoa. Isso quer dizer que a amostragem é universal.

“Cientificamente falando, isso é muito valioso”, diz Carlos. “Não sabemos se algum dia a ciência conseguirá decifrar totalmente o que ocorre em uma EQM. Isso porque existe a possibilidade deste fenômeno envolver outros ambientes de existência. Se isso for fato, como a ciência é preparada para atuar somente em nosso mundo de três dimensões, aí ela terá dificuldade em decifrar. Mas essa não é nossa preocupação agora. Nossa preocupação é que aparentemente as EQMs trazem informações importantes para compreendermos o que significa nossa experiência de viver”.

“Num momento complexo de existência da humanidade, qualquer possibilidade de aumentar a compreensão sobre nós mesmos pode fazer a diferença”.

“Não temos bandeiras pré-estabelecidas. Não sabemos onde essa pesquisa vai nos levar. Mas também sabemos que não podemos ter medo, preconceitos, ou nos amarrar a verdades pré-estabelecidas. A nossa mente deve estar aberta a toda e qualquer informação nova”.

“É assim que a humanidade, principalmente a ciência, evoluiu até hoje. O canal disponibiliza um video a cada duas semanas, aos domingos. Normalmente estes videos são entrevistas conduzidas pelo dr Edson ou pelo Carlos feitas com pessoas que passaram por uma EQM”.

“Também existem entrevistas com médicos ou cientistas, como já houve com o próprio dr Edson Amâncio e com o físico Amit Goswami. Tudo será compartilhado com vocês, a cada passo que dermos. Também apresentaremos as últimas descobertas científicas mundiais sobre as EQMs, conforme surgirem”.

“Por favor, assistiam o canal, inscrevam-se, divulguem para os amigos. Esta é uma nova fronteira do conhecimento humano, vamos juntos atravessá-la”?

Abaixo alguns videos do canal, outros podem ser acessados diretamente em Afinal, o que somos nós?

“AFINAL, O QUE SOMOS NÓS?”

Nara explica sobre o canal e apresenta o dr Edson Amâncio, coordenador da pesquisa e entrevistador das pessoas que tiveram #EQM..

A impressionante EQM do Lucas – Parte 1 

Lucas Olles teve, aos 19 anos, um AVC, seguido de uma convulsão, de uma parada cardíaca e de outro AVC. Durante a convulsão começou sua EQM. Uma história profunda, impressionante e cheia de detalhes.

A impressionante EQM do Lucas – Parte 2.

Esta é a segunda das três partes da impressionante entrevista com Lucas Olles, que teve uma Experiência de Quase-Morte aos 19 anos de idade, em meio a dois AVCs, uma parada cardíaca e uma convulsão. Aqui ele fala, entre outras coisas, sobre outras formas de vida. Imperdível. 

A impressionante EQM do Lucas – Parte 3

Esta é a terceira e última parte da impressionante entrevista com Lucas Olles, que teve uma Experiência de Quase-Morte aos 19 anos de idade, em meio a dois AVCs, uma parada cardíaca e uma convulsão. Aqui ele fala, entre outras coisas, sobre o futuro e o que é o tempo.

Seu comentário é muito importante para o Blog.

Deixe um comentário