Saúde, terapias, banhos e mais...

A Tabela Montessori: descubra quais as tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade

tabelamontessori1
Dhy Stellar
Postado por Dhy Stellar

Resultado de imagem para imagens de tabela montessori

Todos nós queremos que os nossos filhos se tornem adultos responsáveis e educados. No entanto, a maioria dos pais passa o dia limpando a bagunça de suas crianças. Se elas não forem ensinadas desde muito cedo a ajudar nas tarefas, dificilmente o farão quando crescerem.

À medida que vão amadurecendo e se tornando maiores, os filhos devem ter mais responsabilidade. Cabe aos adultos educá-los para se tornarem cada vez mais autônomos. Como? Aos poucos, é claro.

Depois da fase de bebê, as crianças devem aprender a fazer coisas sozinhas, por fases. Isso fará com que elas fiquem responsáveis e melhorem as suas habilidades e capacidades.

Maria Montessori foi uma das grandes pedagogas do século XX. Ainda hoje muitos pais seguem suas ideias para educar com sucesso as crianças usando a lógica, o bom senso e a calma. Assim, os filhos conseguem desenvolver uma personalidade harmoniosa e equilibrada.

Para conseguir isso, a escola Montessori criou uma tabela de tarefas de acordo com a idade de cada criança.

A maioria são afazeres domésticos. O cumprimento destas tarefas irá ajudar os mais pequenos a desenvolver o seu pragmatismo, habilidades motoras e experiência sensorial, fazendo-os sentir úteis e importantes.

Resultado de imagem para imagens de tabela montessori

A tabela é projetada para que as crianças adquiram certas habilidades antes de passar para a próxima etapa, para que elas nunca tenham que enfrentar uma tarefa que seja impossível para a sua faixa etária.

No entanto, esses afazeres são apenas um guia, e devem ser adaptados de acordo com as necessidades de cada pequena pessoa.

Se você perceber que seu filho ainda não consegue realizar a maioria das tarefas da sua faixa etária, não se preocupe. Como mencionado, a tabela é só uma sugestão. O que os adultos devem fazer é ir aumentando as responsabilidades gradualmente, conforme as capacidades de seus meninos e meninas.

Nesta aprendizagem é essencial o envolvimento de seus pais. Eles devem acompanhar e ensinar os mais pequenos. Assim tudo se tornará mais divertido, e vão criar relações fortes com eles.

Shutterstock

A Tabela de Montessori para além de ser uma excelente oportunidade para passar tempo de qualidade em família, vai fazer com que seu filho se torne num adulto responsável no futuro.

 

MONTESSORI EM CASA

10 FORMAS DE INCORPORAR MONTESSORI EM CASA

1 – Organizar o banheiro. Arranjar um banco para que a criança possa chegar sozinha à pia, alcançar a sua toalha, escova do cabelo, escova de dentes, cesto da roupa, a torneira, o sabonete, entre outros objetos que são fundamentais para a rotina do seu dia a dia. A criança deve ter os objetos à sua altura e alcance para que possa de forma autônoma utilizar o banheiro.

2 – Também na geladeira e prateleiras os lanches e bebidas da criança devem estar acessíveis para que quando a criança pergunte por eles consiga sozinha ir busca-los.

3 – Incentive a criança a fazer a sua própria cama, varrer o chão, alimentar os animais de estimação, dobrar a roupa , entre outras. Estas tarefas permitem à criança respeitar o que lhe pertence e o ambiente.

4 – Arranjar uma área para jardim, com plantas, ervas daninhas, água, um ancinho entre outros materiais de apoio à área criada.

5 – Quando for ao supermercado ou mercearia permita que o seu filho possa ajuda-lo. Andar na loja, ao invés de estar no carrinho. Explore com a criança os corredores, permita a sua ajuda na escolha dos produtos, contar a fruta, ensinar-lhe os nomes dos produtos exóticos, deixe que a criança os observe e até deixá-los escolher alguns novos para o lanche.

6 – Quando mostrar à criança uma nova tarefa, faça-a primeiro, de vagar e cuidadosamente. Demonstre passo a passo como deve ser feita o mais  objetivamente possível com o mínimo de palavras para a criança se concentrar no que o adulto está a fazer.

7 – Permita que a criança experiencie o sucesso e o fracasso. Deixe que a criança tome boas e más decisões e perceba os resultados das suas ações. Isto prepara a criança para a vida adulta nas decisões difíceis que a vida lhe cria à medida que elas crescem.

8 – Tente que ao longo do dia a criança faça uma atividade de cada vez e se concentre na tarefa. Tente diminuir tudo o que distrai a criança na tarefa. Na hora de deitar ler um livro ajuda a criança na sua concentração e ajuda-a a ganhar o gosto pela leitura.

9 – Dê à criança o tempo necessário para fazer as tarefas por conta própria. Se eles se vestirem sozinhos de manhã, certifique-se que arranja tempo extra suficiente para a sua rotina matinal, pois a criança não vai vestir-se tão rapidamente como se a estivesse vestindo. Após a refeição dê também algum tempo extra para que a criança possa levantar o seu prato, esvaziar o prato e arruma-los na máquina de lavar.

10 – Nas horas de refeição deixe a criança por a mesa, servir a comida, ou limpar depois da refeição. É natural que nem todas as tarefas sejam executadas perfeitamente mas a persistência vai desenvolvendo a habilidade a seu tempo.

Existem muitas outras tarefas que a criança pode fazer em casa, prepare o ambiente, ensine-a e permita que ela o faça sozinha.

 

Fontes:

http://historiascomvalor.com/

http://blogsupermae.com/

http://petitmondoblog.blogspot.com.br/

Seu comentário é muito importante para o Blog.

Deixe um comentário